Alimentação Saudável

//Alimentação Saudável

Livro Cozinha Vegetariana à Portuguesa

Viva, hoje vou partilhar contigo a saúde através da alimentação.

 

A alimentação além de permitir a nossa sobrevivência e de nos dar prazer , quer seja a nível gustativo ou social, implica directamente com a nossa saúde e o nosso bem estar físico.

Grande parte das doenças vem de um desequilibro alimentar e também do nosso meio ambiente.

A nossa alimentação está relacionada com as nossas tendências culturais, de educação e nos últimos 50 anos a mudança na maneira como nos alimentamos foi radical. O tipo de refeição, também mudou assim como a qualidade dos produtos usados.

O ritmo de vida fez disparar a comida congelada e pronta comer , fastfood,  onde a qualidade energética, vibratória é muito fraca, além de todos os conservantes e intensificadores de sabor que foram acrescentados.

A qualidade de produção de todos os alimentos de base foi industrializada com praticas de produção em escalas gigantes e em mono produção, com químicos e pesticidas.

A agricultura actual e a conservação dos produtos estão fortemente saturados de produtos químicos.

A epidemia de cancros actuais são reflexo do nosso corpo não suportar esse tipo de produtos.

O primeiro passo é consumir produtos o mais frescos possíveis , de preferência de produção biológica e sem entrar em extremismos, fazer várias algumas refeições vegetarianas ou vegan por semana. A alimentação deve ser variada e incluir bastantes legumes , frutas  e frutos secos.

Existem diferentes alternativas para substituir as proteínas animais. O Feijão , o Tofu e o Seitan são as mais utilizadas pelos vegetarianos e vegans e já se conseguem comprar em qualquer supermercado.

O nosso estilo de vida tornou-se demasiado sedentário e ao nível das proteínas animais a nossa necessidade é muito menor, além do que o seu método de produção, a sua alimentação e condições de produção serem extremamente violentas. Isto provoca descargas hormonais nos animais em altas doses e começam a haver estudos sobre os efeitos dessas hormonas na saúde dos que ingerem as carnes desses animais.

Tudo isto se reflecte na nossa saúde por saturação dos produto químicos e hormonais que o nosso corpo não consegue drenar e com a sua acumulação a doença surge.

Realmente a alimentação vegetariana é a melhor mas precisa de ser variada e saborosa para não nos aborrecermos . Apesar de ter reputação de ser uma cozinha complicada e que demora a fazer , existem muitas receitas rápidas, variadas  e saborosas.

Proponho neste blog ir dando dicas de saúde, receitas vegetarianas e propor livros que nos podem ajudar a melhorar a nossa alimentação e a nossa saúde.

Cada semana irei fazer um video e um post nesse sentido.

Abraço e Até Breve

 

Ainda não tem comentários

Deixe um comentário

Your email address will not be published.