Agua – Solução Alternativa – Artigo Técnico

/, Sustentabilidade/Agua – Solução Alternativa – Artigo Técnico

 

Viva, hoje vou partilhar contigo uma solução para obter agua potável através do ar. Cada vez é mais urgente em muitos países ter acesso a água potável e também para uso doméstico.

Zero Mass Water tem o potencial de mudar a vida de biliões de pessoas, usando o poder do sol para fazer água potável do nada.
Você já desejou poder fazer algo aparecer do nada? Bem, isso é exatamente o que Cody Friesen fez, como fundador e CEO da Zero Mass Water. Usando painéis movidos a energia solar, sua empresa extrai água do ar, possibilitando que praticamente qualquer pessoa no mundo tenha acesso a água potável.

“De ambientes áridos no Oriente Médio a ambientes mais húmidos como a Indonésia, todos experimentam esse stress hídrico – seja contaminação, distribuição ou escassez. Nós nos propusemos a encontrar uma solução que mudasse fundamentalmente essa realidade e, ao fazê-lo, transformássemos o relacionamento humano em água ”, explica Friesen, que também é professor de engenharia na Universidade do Arizona.

Usando apenas os raios solares, os hidropainéis da empresa, extraem o H20 puro do ar, produzindo de quatro a dez litros de água potável por dia, o que é suficiente para o consumo diário médio da família. É o tipo de tecnologia que poderia resolver problemas de escassez de água e contaminação em todo o mundo.

A empresa sediada no Arizona foi fundada em 2014 e lançou seu produto comercialmente nos EUA em novembro passado, mas está se expandindo rapidamente em todo o mundo. Friesen afirma que já existem painéis de fontes nos cinco continentes e em 12 países, incluindo os EAU, onde a Zero Mass Water equipou um parque público em Masdar – proporcionando a seus visitantes fácil acesso a água potável até mesmo nos dias mais quentes de verão – e Líbano, onde a empresa fez parceria com a USAID e a Fundação René Moawad (RMF) para instalar painéis de Origem em lugares como um orfanato, uma escola de tecnologia e uma casa para idosos.

 

 

A tecnologia não é barata, no entanto. Uma configuração residencial típica será de cerca de 4.500 USD – 2.000 para cada uma das duas Fontes e 500 USD necessários para os custos de instalação. Mas, como investimento, pode proporcionar retorno em até cinco anos se você for uma casa que compra regularmente água engarrafada. E a empresa de Friesen tem o potencial de ser muito lucrativa, mesmo que ainda não possa gerar os volumes necessários para uso industrial. ou irrigação.

 

Assim, o fato de ter conseguido captar US $ 24 milhões em capital de risco, mesmo nessa fase inicial, mostra que os investidores veem os princípios econômicos mais amplos. Ou seja, a tecnologia da empresa é inatamente sustentável, reduzindo os custos ambientais dos sistemas tradicionais de distribuição de água. “Nosso consumo de garrafas de água disparou, apesar dos estudos mostrarem altos níveis de toxicidade nos plásticos, sem mencionar o custo ambiental das garrafas descartadas”, observa Friesen.

No momento da impressão, a empresa estimou que já havia impedido que 118.763 garrafas de água fossem para aterros sanitários (um estudo recente disse que a enorme ilha flutuante de plástico conhecida como The Great Pacific Garbage Patch agora tem o triplo do tamanho da França). Friesen também aponta para a compensação da pegada de carbono que resulta do uso da tecnologia solar, em vez da tradicional energia não renovável.

Realmente uma solução a ponderar.

Até Sempre

Ainda não tem comentários

Deixe um comentário

Your email address will not be published.